Escritório de arquitetura e interiores em São Paulo


Artigos

Arquitetura - O Projeto - FASE 5 - Projeto de interiores

20/08/2014

Este é um artigo dividido em 6 partes que fala desde a forma como contratar um arquiteto, as fases de projeto até dicas para sua obra. Abaixo estão os links para as outras partes do artigo.

FASE 1 - Como contratar um arquiteto
FASE 2 - Levantamento de dados
FASE 3 - Anteprojeto
FASE 4 - Aprovações
FASE 5 - Projeto de interiores
FASE 6 - Executivos
FASE 7 - Execução da obra

PRAZO: de 1 a 3 meses.
INTERIORES - MATERIAL PRODUZIDO: projeto de paginação de pisos e revestimentos, de forros e dry-wall, de mobiliário, luminotécnico, de decoração, cromático e paisagismo.
Na parte de interiores serão necessárias mais do que simples reuniões, pois as visitas às lojas e fornecedores serão primordiais para que os acabamentos possam ser escolhidos com cuidado e precisão. É um trabalho divertido e prazeroso visitar as mais diversas lojas do setor, mas é principalmente nesta fase que o cliente estoura o orçamento inicial, portanto se tem uma meta de investimento a atingir preste atenção às escolhas e não se empolgue demais, contudo se o céu é o seu limite não se acanhe, pois você poderá escolher quem fará o mobiliário de sua cozinha que poderá custar entre R$ 20.000,00 com um marceneiro simples ou R$ 200.000,00 na Valcucine que executa as peças na Itália e as traz para serem instaladas no Brasil. Uma boa estratégia é efetuar as visitas durante a fase de aprovações de condomínio e prefeitura, pois assim se ganha tempo, haja vista que será necessário esperar os projetos serem aprovados.
Prepara-se para se deslocar para várias cidades, pois a maioria delas não possui variedade suficiente para contemplar o fornecimento dos acabamentos para sua obra, com exceção de Campinas e São Paulo. Uma boa dica é transformar estas visitas em passeios feitos aos sábados na parte da manhã terminando com um almoço em algum local agradável.
As visitas seguem geralmente a sequência a seguir: 1 pisos e revestimentos; 2 mobiliários embutidos; 3 metais e louças; 4 luminárias; 5 papéis de parede, cortinas e tapetes; 6 móveis.
O projeto de interiores depende das visitas nas lojas e, por conseguinte, das escolhas dos acabamentos, portanto esse trabalho só poderá ser elaborado com as escolhas em mãos.



Projetos de arquitetura, interiores, decoração e paisagismo - São Paulo